https://portfund.blogspot.com/search/label/8%C2%BA%20ano

segunda-feira, 4 de maio de 2020

CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS - 8º ANO


CORREÇÃO PÁG. 60

1- a) O filme de animação Um time show de bola, de Juan José Campanella.
b) Contar a partir da rivalidade entre dois jogadores de pebolim, uma história em que ocorre uma disputa entre defensores da tradição cultural e adeptos de sua substituição pela cultura da mercantilização.

2- a) O mais comum é que as personagens sejam criadas e desenhadas por uma esquipe de profissionais.
b) Do modo como o futebol era praticado no passado, quando os craques eram despreocupados com o lucro e não estavam, como os de hoje, envolvidos em negócios milionários, internacionais.

3- No segundo parágrafo, com uma complementação feita no quarto parágrafo.

4- a) O momento em que os jogadores de pebolim ganham vida para ajudar Amadeo em sua aventura.
b) O fato de as personagens humanas serem pouco desenvolvidas e os grandes olhos das personagens, características que o crítico considera pouco original como recurso para provocar emoção.

5- O de que Campanella filma as cenas de ação como um virtuose, o que já fizera em outro filme, e o de que os personagens-jogadores mostram ter entrosamento suficiente para carregar o filme.

6- Sim, o autor da crítica cita outros filmes de Campanella – O filho da noiva, Clube da Lua. O segredo dos seus olhos -, estabelecendo alguns pontos de contato entre eles, e também outras animações que lembram o filme criticado __ Toy story e Pequenos  guerreiros.

7- a) No presente do indicativo.
b) Uma variedade de acordo com a norma-padrão.

8-  A jovens e adultos leitores do site no qual o texto foi publicado originalmente.

9- Impessoal.

10- Resposta pessoal.

11- vídeo.

PÁG. 69 E 70



1-  A pedra-sabão é usada por nossos escultures. ___ E agora vai ser usada por nossas esculturas.

2- a) a pedra-sabão.
b) O produto anunciado é uma coleção de sandálias inspirada no artesanato brasileiro e a pedra-sabão é uma matéria-prima muito utilizada na produção desse artesanato.

3- a) Por nossos escultores/ por nossas esculturas.
b) O termo nossos escultores se refere aos artesãos brasileiros; o termo nossas esculturas se refere às mulheres brasileiras.

4- a) As mulheres em geral
b) Ao chamar as mulheres brasileiras de esculturas, o anunciante sugere que elas são muito bonitas, perfeitas como esculturas.
c) A estratégia de conquista-lo por meio do agrado, do elogio, sugerindo que o produto anunciado tornará as mulheres ainda mais bonitas.

5- a) Vivia-se um momento de expectativa sobre quais jogadores poderiam ser convocados para integrar a seleção. Como patrocinador da Copa, o anunciante manifesta total apoio ao Brasil, independentemente da lista de convocados que seria anunciada.
b) A Hyundai apoia a seleção brasileira na Copa; e a Hyundai está no Brasil, ou seja, suas fábricas estão instaladas aqui.

6- Na primeira parte, a empresa informa que é patrocinadora e apoia o Brasil na Copa, independente de que, assim como na seleção somente os melhores seriam escolhidos, a sua escalação de melhores carros já estava definida.

7- a) na voz passiva analítica.
b) 1ª frase – pelo treinador/ pelo técnico; 2ª frase – pelo fabricante.
c) Porque o próprio contexto (enunciados verbais, imagens e o momento da copa do Mundo) sugere os possíveis agentes. Só pode convocar a seleção  o seu treinador/ técnico, e somente a própria Hyundai pode apresentar seus melhores veículos.

8- a) A segunda frase. Porque a voz passiva sintética é mais utilizada em textos que pretendem criar um efeito de sentido formal.
b) Sim, pois um anúncio visa se comunicar com o público de forma direta; logo, nessa situação, a informalidade é mais  adequada.

PÁG. 72 E 73

1- a)  alisar
b) catalisar
c) frisar
d) atrasar

2- a) Depois do ditongo emprega-se a letra S para representar  o som /z/.
b) Maisena com Z é uma marca. O nome do produto, entretanto, escreve-se com S.

3- Causa e náusea: som /z/ após ditongo é representado por s; atrasado: adjetivo derivado de substantivo (atraso) é grafado com s.

4- a) Porque se emprega S nas palavras derivadas de outras  que contém S; no caso, reviso deriva do verbo revisar.
b) Antes de expor  seu texto no jornal mural da escola, Murilo revisou-o cuidadosamente.
c) Não; indica que ele quer ganhar muitos presentes, não importa o quê. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário