CORREÇÃO DA PÁGINA 78
1-
A quantidade e a diversidade de animais que ele
pede ao pai: um cabrito, quatro cachorros, um boi, um rinoceronte, duzentas
pombas, porquinho-da-índia, ariranha, macaco, cavalo.
2-
a) Porque sítio é um local onde se pode conviver
com grande variedade e quantidade de animais.
b) Porque a noção de céu envolve
a ideia de um lugar pleno de felicidade, harmonia, enfim do paraíso.
3- a) De pessoas em geral e
também do narrador.
b) Não, porque, motivado pela
grande vontade de conviver com animais, ele os descobre nos lugares mais
inesperados. Por exemplo, ele descobre um gato ou um cachorro na casa de
alguém.
c) O trecho e ei-lo novamente de
mãos e almas vazias.
4- a) Ele não distingue marcas de
automóvel, mas sabe reconhecer muito bem as diferenças de raças de cachorros,
como , por exemplo, mastiff, boxer e doberman.
b) Provavelmente porque as
palavras que designam animais, emborra
sejam pouco comuns no dia a dia, lhe chamam mais a atenção do que as que são
nome de objetos que, embora comuns, não são foco do seu interesse.
5- A afirmação “engatinha mal e
mal na leitura” e a informação de que ele tem preferência por livros coloridos
que tratam de bichos.
6- a) Possivelmente porque ele
não ia mudar de comportamento e não queria que o passarinho tivesse outro dono.
b) Ele dá muito alpiste ao
pássaro bicudo e carinho demais ao canarinho, e eles morrem. Não quer se
separar da tartaruginha nunca e, quando a leva ao dentista, perde-a no ônibus.
7- a) Poppy é o nome do filhote
de poddle que foi prometido ao garoto e que deverá nascer em seis meses. Poppy
representa para o garoto uma promessa de felicidade, pois será para ele um
animal de estimação com o qual poderá conviver e brincar.
b) Eles representam para o menino
animais de estimação, pois ele os coloca nas gaiolas dos bichos mortos ou
desaparecidos e chama-os pelos nomes destes.
c) Não, porque não se estabelece
entre ele e os animais um convívio duradouro.
8- a) Representa a solução
encontrada pelo menino para preencher o vazio deixado pela ausência dos animais.
b) Não, pois ele ainda se volta
para a natureza, só que agora criando brotos de feijão, em vez de animais.
c) Sim, pois o menino, por viver
na cidade, supervaloriza o que não tem: o campo, os animais, o verde. Ter um
“fazenda de brotos de feijão”, é uma forma de compensar a falta desses
elementos.
PÁGINA 79
1-
a) nascido há pouco tempo, no desabrochar da
vida.
b) firmemente, de maneira
garantida.
2-
Resposta pessoal
3-
A) * Indicar a fala do garoto.
·
Destacar palavras estrangeiras.
·
Indicar e ressaltar a fala do garoto.
b) O de que embora o garoto acreditasse que os patos fossem
dele, as aves, na verdade, não lhe pertenciam.
4- O lotação: veículo usado para transporte coletivo; a
lotação: número máximo de pessoas que
podem ocupar com conforto um veículo.
PÁGINA 96
1- a) rosa – palácio
espinho – espada
gota d’água – lago
pingo de chuva – mar
pauzinho – navio
bico de pão – corcovado
grilo – rinoceronte
grãos de sal – ovelhinhas
b) a classe dos substantivos
c) não.
2- a) Porque o texto trata das coisas materiais que estão no
mundo, ora na visão do homem, ora na visão da formiga. Essas coisas nomeadas
referem-se a seres em geral (substantivos comuns) e reais ( substantivos
concretos).
b) Resposta pessoal
3- Resposta pessoal
4-
II / III/ IV
PÁGINA 97
1-
a) Português
b) Os elementos do texto são: “Verbos”,
“professores “. Me dê um exemplo de “verbo”, “não é verbo”, “forme uma frase
com esse verbo’.
2-
Porque as palavras “bicicreta” e “prástico”, são
substantivos.
3-
A) Ela supôs que Laura tivesse dito o verbo
hospedar.
b) Ela tinha em mente o substantivo”pedar”
c) Somente quando Laura criou a frase “Os
pedar da bicicreta é de prástico.
4- Os alunos trocaram a letra / pela letra r.
5- utilizam o dialeto caipira.
6- É mais provável que estivesse acontecendo em uma zona
rural
7- A classe dos substantivos.
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