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terça-feira, 5 de maio de 2020

CORREÇÃO DE ATIVIDADES - 6º ANO


CORREÇÃO DE ATIVIDADES –   PÁG. 39 E 40 

1-a)  Provavelmente todas, as que o papagaio fala: “bicicreta”, “cocrete”, “cardeneta”.
  b) bicicleta, croquete, caderneta.

2- O papagaio aprende a falar imitando as pessoas com as quais ele convive.

3- a) Ele deve ser o dono anterior do papagaio.
b) A fala do comerciante papagaio aprendeu a falar com ele, pois ele também emprega uma língua de uma forma diferente da norma-padrão.

4- Ele pode estar querendo evitar que pensem que em sua casa se fala como o papagaio.


CORREÇÃO DE ATIVIDADES - PÁG. 45 A 47


1- a) É o hábito ou vício de empregar no discurso, a toda hora, e sem necessidade, a palavra tipo, criando, assim, um ruído na comunicação.
b) A visão de que a “tiponite” é um vício, uma espécie de doença, que prejudica a comunicação.
c) Principalmente os adolescentes e os jovens.
d) Resposta pessoal (reflita sobre a identidade grupal, ou seja, as gírias).

2- a) Consiste em empregar sem necessidade o gerúndio para designar uma ação futura.
b) Quando há ideia de continuidade, como, por exemplo, em “Passarei toda tarde estudando” ou “Quando você chegou, eu estava dormindo”.
c) Hoje eu vou almoçar ( ou almoçarei) nesse horário. Mais tarde, vou falar ( ou falarei).

3- a) A   publicitária que faz a divulgação das revistas Veja São Paulo e Veja Rio.
b) São empresas ou pessoas que têm interesse de anunciar algum produto ou serviço para o público.
c) estimular empresas ou pessoas a anunciar nas revistas Veja São Paulo e Veja Rio.

4- O semáforo, por ser um elemento que todos olham no trânsito, reforça a ideia de que paulistanos e cariocas (portanto, o público de duas grandes cidades brasileiras) estarão de olho no anúncio a ser publicado.

5- a) Porque essas palavras são variações utilizadas para designar  semáforo. Uma (farol) é mais usada em São Paulo, e a outra (sinal) é mais usada no Rio de Janeiro. Dispondo-as uma de cada lado, o anunciante dá entender que  cada público requer  uma mensagem e um veículo específicos, ou seja, no caso. Veja São Paulo e Veja Rio.


CORREÇÃO DE ATIVIDADES - PÁG. 52



1- a) Um cavaleiro e uma moça, talvez uma princesa, pelo fato de ela estar em um castelo.
b) Ela está à janela de uma das torres do castelo.
c) Não.

2- a) O homem está beijando “a mão” da moça encaixada em uma haste longa, que a personagem manipula de cima.
b) Os gestos do homem sugerem que ele está cortejando a moça, ou seja, está tentando conquista-la.
c) A cena ocorre à noite.
d) Elas parecem estar iniciando um relacionamento amoroso.

3- a) Rapunzel
b) Ele sobe à torre por meio das tranças de Rapunzel.
c) Em ambos os textos, há uma princesa em uma torre inalcançável de um castelo e um príncipe apaixonado.

4- a) O longo “braço” e as mãos artificiais.
b) Não, ela parece não ter pressa e mostra-se  mais interessada em ser cortejada pelo cavaleiro do que em fugir da torre onde está.

5- Resposta pessoal.

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