CORREÇÃO PÁGINA 98
1-
a) É o público
formado predominantemente por estudantes adolescentes. E demais pessoas
que se interessam por ciência.
b) As transformações que ocorrem
no cérebro durante à adolescência.
c) Sim, é do interesse da maioria
das pessoas que compõem o público da
revista.
2- a) A finalidade do texto é,
principalmente, esclarecer os jovens leitores sobre as mudanças que eles estão vivendo.
Secundariamente, orientar pais e
professores sobre essas mudanças.
b) Principalmente ao adolescente,
mas também aos leitores em geral.
c) Por exemplo, “que nos faz
sentir prazer”; “nada do que antes era bom nos satisfaz”; “ele nos faz
abandonar os brinquedos da infância”.
3- a) A ideia de que o
comportamento do adolescente se modifica em razão do excesso de hormônios.
b) A hipótese de que as mudanças
decorrem de uma reorganização do
cérebro.
4- a) A primeira fase deve ficar
entre 11 e 12 anos, e a terceira fase, entre 16 a 21 anos, aproximadamente.
b) Crescimento rápido e
amadurecimento sexual.
c) Pode ser positivo porque o
aborrecimento com antigos interesses da infância leva à busca de prazer em
novas atividades.
5- a) São operações como
raciocínio abstrato, memória e concentração e controle de impulsos.
b) Sim, pois nesse período as
atividades escolares envolvem o uso do raciocínio lógico, exigindo memória e
concentração.
6- a) O jovem
toma decisões usando o raciocínio e emoções, avalia as consequências de seus
atos e torna-se mais solidário em relação a outras pessoas.
b) Porque
essas características são aquelas que se espera que todo adulto tenha.
7- a) Ele sugere buscar novos estímulos na
arte (cinema, literatura, música), no esporte e nas amizades.
b) Ela considera
desastroso o uso de drogas nessa fase, pois o cérebro ainda está em formação e
pode ser prejudicado
c) Não, pelo
contrário. Os erros fazem parte da aprendizagem e do processo de
amadurecimento.
d) O adulto,
por ser mais experiente e ter o cérebro mais preparado, consegue avaliar melhor
as consequências dos atos e, por isso,
pode ter um papel importante como orientador dos adolescentes.
A LINGUAGEM DO TEXTO
1-
a) Capaz de se colocar no lugar dos outros.
b) Empatia: capacidade de sentir o que o outro sente;
simpatia, sentimento de atração, em razão de afinidade, por outra pessoa, antipatia, sentimento de
aversão, repulsão por outra pessoa.
2-
A) A da biologia e da medicina ou da
neurociência, mais especificamente.
b) Hipotálamo, córtex, córtex pré-frontal,
córtex órbito-frontal .
3- Não; ela tem
o sentido de “soltar”, “desatar”
1- d) todas foram pronunciadas corretamente.
2-
b) pudico
3-
a) rúbrica – rubrica
b) previlégio – privilégio
c) cabeleireiro – cabelereiro
d) caranguejo – carangueijo
e) lagartixa – largatixa
f) sobrancelha – sombrancelha
g) verruga – berruga
h) empecilho – impecilho
i) Nobel – Nóbel
j) recorde – récorde
l) gratuito – gratuíto
m) ínterim - interim
b) previlégio – privilégio
c) cabeleireiro – cabelereiro
d) caranguejo – carangueijo
e) lagartixa – largatixa
f) sobrancelha – sombrancelha
g) verruga – berruga
h) empecilho – impecilho
i) Nobel – Nóbel
j) recorde – récorde
l) gratuito – gratuíto
m) ínterim - interim
4-
a) A peça de teatro foi engraçadíssima. PN
b) Achamos
o filme muito engraçado. PVN
c) Na sala do
tribunal a assistência permanecia
muda. PN
d) Eu permaneci
o tempo todo ali.
5-
a)
Os pedestres andavam pelo calçadão.
b) Os pedestres
andavam preocupados.
c)
Hoje em dia, as pessoas vivem preocupadas.
d) Aqueles alunos
vivem no mundo da lua.
e)
Aquela moça virou freira.
f) O vento virou a canoa.
6-a) nominal
b) Temperatura - porém ele encontra-se oculto ou desinencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário