https://portfund.blogspot.com/search/label/8%C2%BA%20ano

quinta-feira, 25 de junho de 2020

CORREÇÃO DE ATIVIDADES - 8º ANO


CORREÇÃO PÁGINA 98

1-      a) É o público  formado predominantemente por estudantes adolescentes. E demais pessoas que se interessam por ciência.
b) As transformações que ocorrem no cérebro durante à adolescência.
c) Sim, é do interesse da maioria das pessoas que compõem  o público da revista.

2- a) A finalidade do texto é, principalmente, esclarecer os jovens leitores sobre  as mudanças que eles estão vivendo. Secundariamente, orientar  pais e professores sobre essas mudanças.
b) Principalmente ao adolescente, mas também aos leitores em geral.
c) Por exemplo, “que nos faz sentir prazer”; “nada do que antes era bom nos satisfaz”; “ele nos faz abandonar os brinquedos da infância”.

3- a) A ideia de que o comportamento do adolescente se modifica em razão do excesso de hormônios.
b) A hipótese de que as mudanças decorrem  de uma reorganização do cérebro.

4- a) A primeira fase deve ficar entre 11 e 12 anos, e a terceira fase, entre 16 a 21 anos, aproximadamente.
b) Crescimento rápido e amadurecimento sexual.
c) Pode ser positivo porque o aborrecimento com antigos interesses da infância leva à busca de prazer em novas atividades.

5- a) São operações como raciocínio abstrato, memória e concentração e controle de impulsos.
b) Sim, pois nesse período as atividades escolares envolvem o uso do raciocínio lógico, exigindo memória e concentração.

        6- a) O jovem toma decisões usando o raciocínio e emoções, avalia as consequências de seus atos e torna-se mais solidário em relação a outras pessoas.
        b) Porque essas características são aquelas que se espera que todo adulto tenha.

        7- a) Ele sugere buscar novos estímulos na arte (cinema, literatura, música), no esporte e nas amizades.
        b) Ela considera desastroso o uso de drogas nessa fase, pois o cérebro ainda está em formação e pode ser prejudicado
        c) Não, pelo contrário. Os erros fazem parte da aprendizagem e do processo de amadurecimento.
        d) O adulto, por ser mais experiente e ter o cérebro mais preparado, consegue avaliar melhor as consequências  dos atos e, por isso, pode ter um papel importante como orientador dos adolescentes.

A LINGUAGEM DO TEXTO

1-      a) Capaz de se colocar no lugar dos outros.
b) Empatia:  capacidade de sentir o que o outro sente; simpatia, sentimento de atração, em razão de afinidade,  por outra pessoa, antipatia, sentimento de aversão, repulsão por outra pessoa.
2-      A) A da biologia e da medicina ou da neurociência, mais especificamente.
b) Hipotálamo, córtex, córtex pré-frontal, córtex órbito-frontal .

       3- Não; ela tem o sentido de “soltar”, “desatar”


ATIVIDADES

1-    d) todas foram pronunciadas corretamente.

2-    b) pudico

3- 
 a) rúbrica – rubrica
 b) previlégio – privilégio
 c) cabeleireiro – cabelereiro
 d) caranguejo – carangueijo
 e) lagartixa – largatixa
 f) sobrancelha – sombrancelha
 g) verruga – berruga
 h) empecilho – impecilho
 i) Nobel – Nóbel
 j) recorde – récorde
 l) gratuito – gratuíto
 m) ínterim -  interim

4- 
a) A peça de teatro foi engraçadíssima.  PN
b) Achamos o filme muito engraçado. PVN
 c) Na sala do tribunal a assistência permanecia muda. PN
d) Eu permaneci o tempo todo ali.

5- 
a) Os pedestres andavam pelo calçadão.
 b) Os pedestres andavam preocupados.
c) Hoje em dia, as pessoas vivem preocupadas.
 d) Aqueles alunos vivem no mundo da lua.
e) Aquela moça virou freira.
f) O vento virou a canoa.

6-a) nominal 
b) Temperatura - porém ele encontra-se oculto ou desinencial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário